Pedro C Sirotsky
2 min readMar 11, 2019

Informationless

Aqui no Barrah, nós trabalhamos com empreendedores no início de suas jornadas – ou melhor, somos também empreendedores no início da jornada, ou seja, somos parte desse universo ansioso. A cada segundo, queremos saber mais de todos os assuntos que chegam até nós, e parecem conhecimento obrigatório.

Se não lermos aquele livro que nos foi indicado ou aquele artigo que um colega de trabalho nos recomendou, saberemos menos, não estaremos atualizados dos últimos acontecimentos. Sentimos a todo momento que estamos para trás.

Tenho investigado esse assunto nos últimos tempos – aliás, acredito que investimento de tempo será, se já não é, a habilidade mais importante do século. Pensamos juntos: todos os dias tem um fato super relevante que aconteceu em algum país, ou alguma notícia de grande impacto sobre a nossa cidade. Se chegarmos ao trabalho e passarmos 5 minutos falando sobre cada episódio do dia com 10 pessoas diferentes, perderemos, pelo menos, uma hora no dia. Sem contar o tempo que gastamos em seguida refletindo sobre aquilo.

Diante dessa abundância, precisamos apostar naquelas informações que, de fato, vão enriquecer nossa cabeça. Estamos entrando na era da esquiva de informações! Nem sempre vamos acertar, mas acredito com bastante convicção que precisamos de uma linha para nos guiar. Proponho o seguinte exercício: selecionamos um ou dois temas e vamos ler única e exclusivamente sobre esses dois assuntos. Faça chuva ou faça sol. Seremos atentados por outros assuntos que falarão que são de extrema importância – e talvez sejam mesmo! – , mas temos que ser fiéis com o rumo que escolhemos. Vejo essa prática se aplicando a notícias, mas também a livros, cursos, podcasts e todas as informações que consumimos. Que a gente tenha, então, a disciplina de finalizar aquele livro que escolhemos ler antes de cairmos na tentação de entrar na livraria mais próxima em busca do próximo.